Watch Dogs (estilizado como WATCH_DOGS) é um jogo futurista de ação-aventura em mundo aberto, actualmente em desenvolvimento pela Ubisoft Montreal. Originalmente planeado para Novembro de 2013, Watch Dogs irá ser lançado mundialmente a 27 de Maio de 2014 para Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One. A versão Wii U foi adiada para depois de Junho. Watch Dogs foi revelado naconferência de imprensa da Ubisoft durante a E3 de 2012.
A história decorre numa versão fictícia da cidade de Chicago e centra-se em Aiden Pearce, um hacker informático altamente qualificado, descrito como uma pessoa que usa tão bem os "punhos como a inteligência", muito hábil na capacidade de se infiltrar em sistemas eletrônicos, seja para obter e controlar informação ou então para destruir esses sistemas em determinadas situaçao.
Jogabilidade:
Watch Dogs é um jogo de vídeo em mundo aberto, no qual os jogadores controlam um homem chamado Aiden Pearce, que consegue se infiltrar em vários dispositivos eletrónicos ligados ao sistema operacional central da cidade (CtOS), permitindo ao jogador usar diferentes métodos para resolver numerosos objetivos. Os exemplos incluem invadir os telefones das pessoas para obter dados bancários e roubar fundos, provocar avarias em equipamentos para distrair os outros personagens e alterar os semáforos do transito para causar colisões. Tudo isso com a ajuda de um celular (smartphone) muito avançado. O jogo também inclui um grande arsenal de armas incluindo pistolas, metralhadoras, espingardas, escopetas e um bastão retrátil.
Os jogadores também podem receber informações sobre os civis através de feeds de realidade aumentada, proporcionando ao jogador informações sobre demografia, saúde e comportamentos. Objetivos que foram expostos em apresentações incluem encontrar alvos específicos para matar, fugir da polícia e seguir potenciais vítimas, a fim de impedir aqueles que seriam os seus assassinos. O combate utiliza uma combinação de componentes stealth e parkour, junto com a mecânica uma cobertura baseada em jogos de tiro na terceira pessoa.
Multijogador:
O jogo tem um elemento de multijogador online. Uma das experiências "multijogador" é uma interacção entre dois personagens em que um deles entra na história do outro secretamente. Ao primeiro jogador (aquele que entra no mundo do outro jogador) é-lhe informado que tem de encontrar o segundo jogador (que inicialmente desconhece que tem outro humano no seu jogo - não são dadas nenhumas notificações). Assim que o primeiro jogador encontra o segundo o objectivo é actualizado. O objectivo do primeiro jogador pode ser por exemplo infiltrar-se no smartphone do segundo, tendo para isso que estar a uma certa distancia mínima. Quando o segundo jogador se apercebe que está a ser "invadido", pode tentar matar o primeiro jogador ou fugir para alcançar uma distância suficientemente segura, impossibilitando assim que o primeiro jogador invada o seu telemóvel.14
Jonathan Morin, director criativo de Watch Dogs, confirmou via Twitter, que o jogo também será lançado com um modo multijogador online até oito jogadores, similar a Grand Theft Auto V, em que os jogadores podem andar livremente pelo mapa (free-roam). Em adição o jogo também terá vários modos competitivos incluindo CTOS Mobile Challenge, Online Hacking, Decryption e um modo de corrida.
O argumento de Watch Dogs é construído em volta do conceito de crimes de informação, interligação de dados e o aumento do uso de tecnologia em todo o mundo — lançado a questão de quem exactamente controla os computadores. Chicago, Illinois, é uma das muitas cidades que têm um supercomputador conhecido como "CtOS" (Sistema Operacional Central). O sistema controla quase todos os aparelhos tecnológicos da cidade e contém informação de todos os residentes bem como de todas as actividades e pode ser usado para vários fins. No universo do jogo, o apagão que ocorreu nos Estados Unidos e no Canadá em 2003 foi causado por um hacker, levando desse modo à criação do CtOS.
A história segue um anti-herói chamado Aiden Pearce (voz de Noam Jenkins), um hacker informático altamente qualificado, descrito como uma pessoa que usa tão bem os "punhos como a inteligência." O video mostrado na E3 2012 mostrava Aiden a tentar matar um magnata dos média, Joseph DeMarco, que havia sido injustamente absolvido por acusações de assassinato.
Um ano depois, numa demonstração durante a E3 2013, Pearce ajuda um amigo hacker a escapar, de nome T-Bone, depois deste ter sido descoberto a tentar roubar uma motherboard.
Desenvolvimento:
A Ubisoft Montreal começou a produzir Watch Dogs em 2010. Jonathan Morin, director criativo da Ubisoft Montreal, fez notar queWatch Dogs está desenhado para "ir além dos limites dos jogos em mundo aberto de hoje", referenciando tanto o uso de informação como ponto do argumento, bem como a possibilidade dos jogadores conseguirem controlar toda a cidade através de mecanismos de infiltração nos sistemas informáticos (hacking).
O jogo foi oficialmente revelado durante a conferencia de imprensa da Ubisoft durante a E3 2012. No entanto uma cópia do video foi acidentalmente colocada no canal YouTube da Ubisoft, acabando por ser removido um pouco antes da apresentação oficial. Pouco depois a Ubisoft confirmou que o jogo seria lançado para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 e possivelmente para outras plataformas.
O video de apresentação mostra um empregado de bar com uma máscara em forma de cubo, com códigos QR em todos os lados do cubo — que levam a um site de marketing viral, o Dot ConneXion Underground Art installation que é mostrado no video.
A 15 de Fevereiro de 2013, foi enviada à Kotaku uma imagem promocional do jogo por um empregado da GameStop, juntamente com mais detalhes da história. As fotos sugeriam que Watch Dogs poderia ser editado no Natal de 2013 para "todas as consolas caseiras". A frase "todas as consolas caseiras" e a potencial janela de lançamento, juntamente com afirmações da imprensa que dizem que o jogo é "uma aventura da próxima geração", criou o debate sobre se o jogo sairia para PlayStation 4/nova-Xbox ou na Wii U. A 19 de Fevereiro, vários retalhistas incluindo a Amazon, GameStop e a Best Buy listaram a Wii U como uma das versões para pré-reserva.
Durante a conferencia de imprensa da Sony a 20 de Fevereiro de 2013, Watch Dogs foi confirmado como titulo da PlayStation 4. Outra demo do jogo foi mostrada durante a conferencia de imprensa. Mais tarde, a versão para Wii U também foi confirmada pela Ubisoft.
Watch Dogs usa um novo motor chamado Disrupt, construido na Ubisoft Montreal especificamente para Watch Dogs. A Ubisoft deu prioridade à produção das versões PC e das próximas gerações de Watch Dogs. O produtor Dominic Guay disse que o GamePad da Wii U adapta-se "naturalmente" em Watch Dogs. Alain Coore, director executivo para os territórios EMEA, disse que a empresa espera que Watch Dogs compita com outros jogos de "estilo-aberto", como a serie Grand Theft Auto ou Saints Row. Em entrevista ao site 3D Juegos, alguns dos produtores da Ubisoft, confirmaram que Watch Dogs é um jogo enorme com mais de 80 horas para ser terminado no modo single-player. Os criadores do jogo trabalharam com a empresarussa Kaspersky Lab, produtora de softwares de segurança para a internet, para tornar o sistema de hacking mais realista.
Em Setembro de 2013 em entrevista ao site Videogamer, o director criativo do jogo Jonathan Morin, disse que Watch Dogs irá correr a 30fps na PlayStation 4 e na Xbox One dizendo que "o mais importante é a estabilidade".
Originalmente planeado para Novembro de 2013 e como um titulo de lançamento para PlayStation 4 e Xbox One, foi revelado a 15 de Outubro de 2013 pela equipa de produção que o jogo tinha sido adiado para a primavera de 2014 para "que a experiência seja memorável e excepcional".
No inicio de Março de 2014 foi confirmada a data de lançamento oficial do jogo, juntamente com um video que contava mais pormenores da história. No entanto, após análises ao video várias publicações e analistas sugeriram que o jogo tinha sofrido um corte na qualidade gráfica quando comparado com o video mostrado inicialmente em 2012. Depois de terem sido colocados alguns gifs animados em vários fóruns, a Ubisoft respondeu por Tessa Vylin, relações publicas da empresa: "É impossível, é claro que não sofreu um downgrade [...] eu vi o jogo e é incrível [...] é tudo aquilo que a próxima geração deve ser" acrescentando que seria ridículo se a versão final fosse inferior à mostrada na E3.
Lançamento:
Originalmente planeado para Novembro de 2013, Watch Dogs irá ser lançado mundialmente a 27 de Maio de 2014 para Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.A versão Wii U foi adiada para depois de Junho de 2014.
Edições especiais
A 29 de Abril de 2013 juntamente com o vídeo promocional "Out of Control", a Ubisoft, para além de revelar a data de lançamento inicial planeada, anunciou várias edições especiais para Watch Dogs:
A Dedsec Edition inclui uma figura de 23cm de Aiden Pearce, uma caixa em metal (steelbook), uma caixa de coleccionador DedSec, um livro de arte de Watch Dogs com ilustrações que inspiraram o jogo, a banda sonora original, um mapa de Chicago, quatro cartas coleccionáveis para "descobrir os icónicos personagens de Watch Dogs através da realidade aumentada", três pins exclusivos e três conteúdos adicionais para usar em-jogo com três missões extra: Palace Pack, Signature Shot e Breakthrough Pack. A Vigilante Edition inclui uma caixa de coleccionador Vigilante, o chapéu e máscara de Aiden Pearce, a banda sonora e um conteúdo adicional para usar em-jogo com uma missão extra: a Palace Pack. A Uplay Exclusive Edition (disponível exclusivamente via website Uplay) inclui uma caixa em metal exclusiva (steelbook) e três conteúdos adicionais para usar em-jogo com três missões extra: Palace Pack, Signature Shot e Breakthrough Pack. A Special Edition inclui um conteúdo adicional para usar em-jogo com uma missão extra: Breakthrough Pack.41
Pré-Lançamento
A demonstração de Watch Dogs na E3 2012 teve uma recepção muito positiva por parte dos críticos logo após a conferência de imprensa da Ubisoft, elogiando o jogo pelos gráficos da "próxima geração" e a jogabilidade muito original. O jogo recebeu muito prémios "Melhor da E3", incluindo o prémio "Melhor do Evento" pela GamingExcellence.
Nenhum comentário:
Postar um comentário